História
O Jardim da Paz foi Iniciado em setembro de 1996, sem nenhuma idéia ou projeto pré-definido, foram três anos riscando o chão e plantando ervas e flores, até que começasse a tomar uma forma e realizarmos, realmente, aquilo que foi feito apenas seguindo nossa intuição e nossos corações.
Hoje, ele è usado para complementar o trabalho realizado no Centro Holistico, beneficiando a comunidade através de florais, chás, banhos e outros produtos oriundos dele. O Jardim também dá a oportunidade aos pacientes de trabalhar com a terra e se beneficiar deste contato direto com a natureza e é palco de muitas cerimônias, festivais e terapias realizadas junto à natureza.
Os 12 Sistemas
Seus canteiros foram organizados de tal forma que lembra um corpo humano
estilizado, e em cada órgão ou parte do corpo humano do jardim é semeada
a planta correspondente para aquele órgão ou sistema.
Toda sua área foi dividida em 12 sistemas:
SISTEMA REPRODUTOR
SISTEMA DIGESTÓRIO
SISTEMA URINATÓRIO
SISTEMA CIRCULATÓRIO
SISTEMA RESPIRATÓRIO
SISTEMA ENDÓCRINO
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
SISTEMA ÓSSEO
SISTEMA IMUNOLÓGICO
SISTEMA LOCOMOTOR
SISTEMA MUSCULAR
O plantio, os tratos culturais e a colheita são feitos de acordo com os melhores estímulos Cósmicos (lua, planeta) que estiverem atuando.
Dinâmica
Os ideais que iluminaram o caminho foram a bondade, a beleza e a verdade.” Albert Einstein
Do mesmo modo que o ser humano possui um sistema energético localizado no seu corpo físico (sistema de chacras), ocorre o mesmo no Jardim, que se sobrepõe ao seu corpo físico. Os sete principais chacras são bem visíveis no jardim e existe toda uma dinâmica para percorrê –lo, usufruindo melhor da energia por ele emanada.
Para completar esse circuito, pode-se meditar percorrendo o caminho do meio (TAO), energizar-se nas pirâmides (Egito), fazer o circuito da mandala do cardíaco, para trabalhar sentimentos e emoções. E ainda, trabalhar na sementeira, que representa a Árvore da Vida ou meditar no canteiro que represente o seu signo. Para pessoas que têm determinado órgão doente, aconselha -se a meditação no local correspondente a esse órgão.
O jardim se enfeita e abre seus portões nos equinócios e solstícios, para celebração destas datas, já sendo uma tradição a Festa da Primavera.
O Ciclo da Vida
Como não poderia deixar de ser, em sequencia à plantação de ervas foi criado o herbárium.
A composição de medicamentos é feita dentro dos princípios da Farmacopeia Nacional.
Depois de colhida, a erva é levada para um galpão no próprio jardim e é feita a primeira seleção. As ervas selecionadas vão para o herbárium, que fica em uma área devidamente preparada e dentro das determinações legais, junto ao Centro Holístico, e são doadas aos clientes do Centro Holístico Sanat Kumara na forma de banhos e chás, sob orientação da farmacêutica responsável. A parte rejeitada vai para a compostagem, tudo é aproveitado. Para a execução de todo esse trabalho, contamos com diversos profissionais habilitados como biólogo, agrônomo e farmacêuticos.
Ciclo da Vida
- Maternidade/semente
- Plantio/cultivo e colheita
- Limpeza
- Secagem
- Estufa
- Embalagem
- Manipulação
- Retorno como compostagem
O plantio, os tratos culturais e a colheita são feitos de acordo com os melhores estímulos Cósmicos (lua, planeta) que estiverem atuando, seguindo o conceito biodinâmico de cultivo.